domingo, 21 de março de 2010

Analise Semanal 21/03/2010


Ibovespa mantém sua tendência de alta, as forças que atuam sobre o mercado sugerem o teste do topo histórico nos 73.920 mil pontos, apesar de algumas divergências baixistas já identificadas ao longo das ultimas três semanas. Precisa romper a resistência dos 71.068, caso volte a cair encontrará suporte bem definido nos 64.428 mil pontos e posteriormente nos 61.341/60.146 mil pontos. Mesmo com o mercado em alta, acredito que o momento não justificaria ainda novas compras, por isso seria prudente apenas monitorar os estopes das operações em aberto ou permanecer fora do mercado até que todas as forças estejam alinhadas em uma única direção.


Já é possível fazer uma leitura baixista no OBV que estou calculando, em uma visão mais ampla seria um estado de indefinição.




As LAD´s do mercado e do Ibovespa andaram juntas em um estado de indefinição, podendo ser uma divergência baixista mas para isso preciso de mais tempo para saber, a LAD das 16 + andou junta com o índice, indicando que no momento apenas as ações de primeira linha estão “carregando” as ultimas altas. A experiência mostra que este comportamento costuma acontecer nos finais de movimentos de alta, isso não quer dizer que estamos perto de uma reversão de tendência, este padrão pode muito bem perdurar por mais algum tempo e levar ao rompimento do topo histórico como também proporcionar novas máximas.


O fluxo estrangeiro ou "dinheiro esperto" continuou comprando mais do que vendendo mesmo assim ainda não mostra força suficiente para termos novas máximas.

Nenhum comentário: