domingo, 27 de fevereiro de 2011

Analise Semanal


Mais uma semana dentro da congestão já mencionada, enquanto um dos extremos [57.633/73.920] não for rompido continuaremos vivenciando um estado de indecisão. Os estudos não só continuam sugerindo fraqueza como vem aumentando este estado semana após semana. Hoje encontro-me mais cauteloso do que alguns meses atrás, mas vale lembrar quem manda são os preços e não os estudos, deste modo caso os preços voltem a subir e os ativos que acompanho acione os pontos de compra, serão comprados sem questionamento.

Vou aproveitar e registrar um pensamento como observador do mercado, a experiência tem mostrado que a independência de ideias é o melhor caminho na obtenção de lucros sistemáticos. Porque estou escrevendo estas linhas hoje e não a uma semana atrás, primeiro porque a Bovespa encontrasse em tendência de baixa nos gráficos mensal e semanal, segundo porque os estudos que venho acompanhando sugerem no momento um estado de fraqueza e terceiro, as boas "noticias" sobre os lucros históricos da Petrobras, Vale, Banco Itaú, etc. Tenho evitado ao longo do tempo qualquer tipo de mídia especializada sobre mercado financeiro, mas esta chamou minha atenção por ser extremamente positiva para alguns. Em minha visão uma notícia como esta é baixista, não ficaria surpreso caso o mercado entrasse nas próximas semanas em uma tendência de baixa mais contundente. Não tenho como prever o futuro por isso tudo escrito acima não passa de um grande chute, mas na minha cabeça é uma das possibilidades de acontecer no futuro...... só através do tempo vou saber!


OBV sugere fraqueza.




As LAD´s continuam aumentando o estado de fraqueza.

O fluxo financeiro estrangeiro continua vendendo mais que comprando sugerindo um padrão de fraqueza no curto prazo, será necessário mais desdobramentos para saber se é mais uma saída normal dentro de uma tendência de alta ou se é o inicio de um movimento de venda mais forte por parte do "dinheiro esperto".